segunda-feira, 22 de abril de 2013

Você sabe a diferença entre moda, tendência, estilo, bom gosto e criatividade?


O que é estilo?
São os padrões estéticos (fórmulas, proporções, ornamentos) que se repetem  de tal forma, em determinados períodos históricos, que permitem a criação de um denominador comum chamado de “estilo”. Estes padrões estéticos são o retrato de gostos, técnicas, usos, costumes e da sensibilidade de uma determinada época. Através deles podemos retratar aspectos econômicos e sociais de um período, local ou grupo. A renovação dos estilos ocorre por imposições históricas e sociais, ou pela audácia e inquietação de artistas de vanguarda. Só depois é que essa renovação é ou não absorvida pela sociedade e entra para a corrente da tradição.
O que é estilizar?
Estilizar é conservar as linhas, cores e formas de um estilo e simplificar seus exageros. Ou seja, é trabalhar com a essência de um estilo.
O que é moda? A moda é um fenômeno social ou cultural, de caráter mais ou menos coercitivo, que consiste na mudança periódica de estilo, cuja vitalidade provém da necessidade de conquistar ou manter uma determinada posição social. A moda está relacionada a diversas áreas de interesse como vestuário, corpo, consumo, identidade e arte. Em decoração, trata-se principalmente de uma questão de detalhes, desde o colorido das paredes, até o uso de alguns materiais e a maneira de colocar certas peças de acordo com as necessidades do momento.
O que é tendência? Chamamos de tendência a inclinação, propensão, disposição, intenção, ou seja, uma determinada proposta de mudança proveniente de um desejo consciente ou inconsciente do público consumidor. Muitas vezes uma tendência pode ser detectada através de pesquisas de mercado.
O que é criatividade?
É a capacidade de produzir, inventar, imaginar, associar idéias e criar soluções inovadoras. Alguns acreditam que ver a criatividade como habilidade passível de desenvolvimento é um grande passo para o desenvolvimento humano, enquanto outros acreditam na visão de que a criatividade é uma habilidade inata, ligada a fatores genéticos/hereditários e, portanto, determinista.
O que é “bom gosto”?
É a capacidade, desenvolvida ou não, de julgar valores estéticos de acordo com critérios subjetivos. É inato ou adquirido através de educação, cultura e informação. É o famoso gosto apurado. Para Pierre Bourdieu: “O gosto classifica, e classifica a pessoa que classifica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário